4.3.15

chá das cinco para três


 
na passada sexta-feira recebi em casa duas amigas para um lanche. nada de especial, só a conversa que aproveita o tempo livre. já tinha mostrado a inspiração e agora passo à realidade possível (longe da inspiração mas com os detalhes que me são permitidos). os gatos não me deixam ter flores frescas e não estava frio suficiente para mantas (que estão sempre disponíveis na sala), mas de resto acho que correu bem.
 



fiz scones e bolachas de aveia com pepitas de chocolate (receitas mais abaixo). havia doce de morango, tomate (o meu preferido) e figo com noz. manteiga e marmelada. chás vários, leite com chocolate e sumos (compal, sempre - desta vez, pêra rocha e morango+melancia). pão de sementes. bom, o menú não deixava enganar (as maravilhas de papel colável a imitar ardósia!).
 



scones simples
 
. 250g farinha
. 30g margarina vegetal
. 50g açúcar
. 100g leite
. 1 ovo
. 2 colheres de chá de fermento
. 1 pitada de sal
 
misturar os ingredientes secos numa tigela. fazer um poço no meio da mistura seca e adicionar a margarina (usei vaqueiro líquida), o leite e o ovo batido. misturar bem com uma colher de pau, mas sem trabalhar demais a massa. fazer bolinhas de massa com as mãos enfarinhadas, enquanto esta ainda está elástica e se cola às mãos. dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal ou folha de silicone. pincelar com uma gema de ovo batida (scone com aspecto de brioche). levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos (ir verificando, já que depende do forno). servir imediatamente.
 
nota: dois dias depois, os poucos que sobraram não se tinham transformado em calhaus e ainda se podiam comer sem ser preciso torrar.

 

bolachas de aveia (com pepitas de chocolate)

. 200g flocos de aveia
. 50g farinha de trigo
. 150g açúcar
. 1 ovos
. 100g margarina vegetal
. 1 colher de chá bem cheia de fermento
. pepitas de chocolate preto (a gosto)
misturar os flocos com a farinha e o açúcar, juntar a margarina e, por último, o ovo e o fermento em pó, seguido das pepitas. depois de tudo bem amassado, fazer bolinhas do tamanho de nozes, polvinhar com açúcar e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal untado com margarina e separadas 2 dedos umas das outras. levar a cozer num forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos (ir verificando). ao saírem do forno, descolar os bolinhos imediatamente com uma espátula para não se agarrarem ao tabuleiro e deixar arrefecer.

0 comments: